Maranata


Maranata é uma expressão aramaica que ocorre duas vezes na Bíblia. Primeiramente empregada pelo apóstolo Paulo na Primeira Epístola aos Coríntios 16:22.

Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata!

1 Coríntios 16:22

O termo é a composição de duas palavras marãn, que significa "nosso Senhor" ou "Messias virá", e athá, que quer dizer algo relativo a "Jesus está aqui", que transliteradas dão origem à palavra Maranata e que significa "O Senhor vem!" ou ainda "Nosso Senhor vem!". No desfecho do livro do Apocalipse, a mesma expressão é utilizada como uma oração ou pedido, desta feita na língua grega, e traduzida por: “Vem, Senhor.
Historicamente se conta que, antes do surgimento de Jesus, quando um judeu encontrava outro o cumprimentava dizendo "Marãn", que quer dizer "Nosso Senhor virá". No entanto, após o aparecimento de Jesus, quando o mesmo judeu, agora convertido a Jesus, encontrava outro judeu, acrescentava a palavra Athá depois de Marãn, formando a expressão Marãn athá, que significa algo como "o Messias veio, está aqui e retornará".
A expressão maranata também era bastante utilizada durante os cultos sagrados para invocar a presença espiritual de Jesus Cristo durante as ceias.
Atualmente, maranata é uma palavra de oração comum entre os membros da Comunidade Mundial da Meditação Cristã.

Você Pode Gostar Também

0 comentários