Parábola: Os Convidados para a Festa de Casamento


A parábola "Os Convidados para a Festa de Casamento" é uma parábola de Jesus relatada em Lucas 14:7-14.

Os Convidados para a Festa de Casamento

Quando notou como os convidados escolhiam os lugares de honra à mesa, Jesus lhes contou esta parábola:
"Quando alguém o convidar para um banquete de casamento, não ocupe o lugar de honra, pois pode ser que tenha sido convidado alguém de maior honra do que você.
Se for assim, aquele que convidou os dois virá e lhe dirá: ‘Dê o lugar a este’. Então, humilhado, você precisará ocupar o lugar menos importante.
Mas quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, de forma que, quando vier aquele que o convidou, diga-lhe: ‘Amigo, passe para um lugar mais importante’. Então você será honrado na presença de todos os convidados.
Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado".
Então Jesus disse ao que o tinha convidado: "Quando você der um banquete ou jantar, não convide seus amigos, irmãos ou parentes, nem seus vizinhos ricos; se o fizer, eles poderão também, por sua vez, convidá-lo, e assim você será recompensado.
Mas, quando der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os mancos, e os cegos.
Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos".

Lucas 14:7-14

O cenário dessa parábola é o banquete, onde Jesus observou que vários dos convidados tinham ocupado, de forma egoísta, os melhores lugares junto à mesas, foi quando Jesus contou a parábola, pois naquela época era de costume as pessoas mais importantes tomares os assentos mais importantes, quando uma pessoa se assenta num lugar de importância que não é sua será tirado e esse lugar será dado a outro, por isso seja humilde tome um lugar simples, se for da vontade do anfitrião da festa e te reconhecer como sendo de mais importância ele reconhecerá seu valor, pois o que se humilha será exaltado.
Outro fato de grande importância na parábola é o fato de Jesus aconselhar o anfitrião a não convidar pessoas de grande patamar por puro interesse delas o convidarem de volta e assim pagar a “divida” e sim convidar os que estão as margens da sociedade porque esses sim não poderão lhe recompensar pelo convite, dessa forma agindo com reciprocidade.

Ouça no canal:

Você Pode Gostar Também

0 comentários