Parábola: A Construção duma Torre


A parábola "A Construção duma Torre" é uma parábola de Jesus relatada em Lucas 14:28-33.

A Construção duma Torre

"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?
Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele,
dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’.
"Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil?
Se não for capaz, enviará uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, e pedirá um acordo de paz.
Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.

Lucas 14:28-33

Nesta parábolas é composta por dois exemplos distintos mais com o mesmo proposito, o primeiro o fazendeiro que decide construir uma torre sem planejamento, constrói os alicerces e quando decide construir a estrutura da torre onde se vê que não tem dinheiro para a conclusão e riram por ele não ter conseguido concluir. O outro exemplo é o rei precisa decidir se parte ou não para a guerra. Ele sabe que seria uma verdadeira loucura tentar enfrentar o inimigo com a metade da força contrária, o rei decide mandar uma embaixada para pedir as condições para que haja paz entre os dois reinos. A parábola do fazendeiro temos um alerta da parte de Jesus: avalie os custos antes de se envolver numa obra de construção. Já na parábola do rei, o ensinamento é: considere a sua verdadeira chance de obter sucesso, antes de sacrificar seus homens, e esteja sempre pronto e disposto a ceder. Assim, pois, o verdadeiro discípulo de Jesus deve estar disposto a renunciar a tudo para seguir o Senhor.

Ouça no canal:

Você Pode Gostar Também

0 comentários