Congregação Cristã no Brasil
- novembro 27, 2017
- Por: Lumet
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A
Congregação Cristã no Brasil é a primeira denominação evangélica a instalar-se
em território nacional tendo a classificação sociológica pentecostal. De origem
ítalo-americana, inicia-se a partir das atividades evangelísticas de Louis Francescon.
Historia
Resultante
de uma síntese entre elementos doutrinários de base protestante histórica
presbiteriano-valdense e o denominado Avivamento Pentecostal de Chicago (1907),
a Congregação Cristã apresenta-se, inicialmente, como um segmento
adenominacional e categoricamente averso ao institucionalismo eclesiástico. Seu
estabelecimento em terras brasileiras ocorre em 1910, em dois distintos
núcleos: Santo António da Platina (PR) e São Paulo, capital.
Em
fins do século XIX, segundo relato de próprio punho, Louis Francescon, ancião
da Primeira Igreja Presbiteriana de Chicago ("Prima Chiesa Presbiteriana
Italiana di Chicago") adere ao batismo adulto por imersão (em oposição ao
batismo por aspersão).
Submetendo-se
ao referido batismo, Francescon e alguns aderentes deliberam pela ruptura para
com a anterior filiação presbiteriana, dando-se, assim, origem a uma comunidade
livre que mais tarde seria chamada "Assemblea Cristiana Italiana di
Chicago".
Posteriormente,
em 1907, vem a inteirar-se acerca de um movimento em voga em Chicago: a Missão
Pentecostal (sob a liderança de William Durham - 943 West North Avenue). Essa
missão local consistia em uma extensão do avivamento iniciado em Los Angeles,
Califórnia (Rua Azuza), no qual relatava-se a experiência neotestamentária
descrita como "Batismo do Espírito Santo" (cuja emblemática pautava-se
pelo "falar em novas línguas"). Nesse mesmo núcleo estiveram
presentes o sueco Daniel Berg (Assembleia de Deus) e a canadense Aimeé
McPherson (Igreja do Evangelho Quadrangular). Em visita à Missão Pentecostal
(após convite emitido) Francescon teria recebido, conforme suas palavras, uma
confirmação de que o trabalho evangelístico ali desenvolvido dispunha do divino
aval. Desse modo tanto Francescon como seus adeptos se fundem ao movimento
presidido por Willian Durham, sendo a sua maioria agraciada com o Batismo no
Espírito Santo.
Em
15 de setembro de 1907, no entanto, regressam à "Assemblea
Cristiana". Essa data, descrita por Francescon como "inesquecível
dia" e por Pietro Ottolini como "um dia de sacra memória",
testemunha um avivamento local, determinando o marco inicial daquele que viria
a ser chamado como "Movimento Pentecostal Italiano". Passados três
cultos, Louis Francescon é reeleito ancião.
Em
viagem missionária ao Brasil e como resultante de suas prédicas, Francescon
efetua a 20 de abril de 1910 na cidade paranaense de Santo Antônio da Platina o
primeiro batismo. Na ocasião, foram batizados o italiano Felício Mascaro e mais
dez aderentes. Depois, o pioneiro dirige-se a cidade de São Paulo, na qual
confere o batismo a mais vinte pessoas, sendo estas de origem presbiteriana,
metodista, batista e católica romana. Além de Francescon, diversos outros
expoentes do pentecostalismo ítalo-americanos também atuaram como missionários
no Brasil, tais como Luis Terragnoli, Augustinho Lencioni e Giuseppe Petrelli.
Francescon
realizaria ainda mais dez viagens ao Brasil, sendo a última em 1948. Também
Francescon fundaria a Assembleia Cristã na Argentina e presidiria a convenção
da Congregação Cristã Pentecostal na Itália.
Para
fins de uniformidade e respaldo teológico-doutrinário, convocou-se em 1927, na
cidade de Niagara Falls, NY (Estados Unidos da América), a Convenção da Igreja
Cristã Italiana da América do Norte, na qual se definiram os "12 Articoli
di Fede" (12 Artigos de Fé), posteriormente adotados pelas congêneres argentinas
e italianas, e pela Congregação Cristã no Brasil, sob a designação de
"Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos santos".
Durante
os seus primeiros anos no Brasil, seus membros ou adeptos apresentaram-se informalmente
como "Assamblea Cristiana Reuniti nel Nome del Signore Gesú"
(Assembleia Cristã Reunidos em Nome do Senhor Jesus) ou "Congregazione
Cristiana". A partir de 1928 deliberou-se pela adoção da designação Congregação
Cristã do Brasil, registrada em 30 de março de 1936. Já em 1962 efetuou-se a
alteração atualmente em vigor, substituindo-se a contração "do" por
"no" (Congregação Cristã no Brasil).
Majoritariamente
italiana até a década de 1930, a Congregação Cristã veio a ampliar a sua
membresia estendendo-a a outras etnias. Desde 1950 faz-se presente em todo
território brasileiro e em todos os demais continentes. Em 2010, contabilizou
2,2 milhões de membros declarados (no Brasil), conforme o censo do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística.
Com
sede administrativa estabelecida em São Paulo, capital (Brás), a Congregação
Cristã no Brasil realiza anualmente a sua Assembleia Ministerial Geral (ou
Reuniões Gerais de Ensinamentos - RGE), cujas finalidades, entre outras, são: a
avaliação de seu atual estado e desempenho; a elaboração de estratégias e
medidas interventivas e o estreitamento dos laços de unidade e cooperação entre
os integrantes do seu corpo ministerial em exercício. Tais reuniões não são
abertas a membros, mas somente para membros do ministério convidados.
O
templo, que faz parte da sede administrativa localizada no Brás, é onde são
realizados os cultos. Com 19.028 m² é o 4º maior da capital paulista
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