Profetas Maiores

Profetas Maiores são um conjunto dos mais extensos Livros proféticos do Antigo Testamento da Bíblia cristã. O termo "maior" refere-se ao tamanho do livro e não a importância do profeta. Os profetas maiores listados em ordem são:

• Isaías

O Livro de Isaías revela o juízo e salvação de Deus. Deus é "santo, santo, santo" e, portanto, Ele não pode permitir a impunidade do pecado. Isaías retrata o julgamento vindouro de Deus como um "fogo consumidor", também apresenta o Messias como aquele que vai sofrer.

• Jeremias

O Livro de Jeremias é essencialmente uma mensagem de julgamento sobre Judá por sua idolatria desenfreada. Após a morte do rei Josias, o último rei justo, a nação de Judá tinha quase completamente abandonado a Deus e Seus mandamentos. Jeremias compara Judá a uma prostituta. Deus havia prometido que julgaria idolatria mais severamente e Jeremias estava alertando Judá de que o julgamento de Deus estava próximo. 

• Lamentações

O Livro de Lamentações é dividido em cinco capítulos. Cada capítulo representa um poema distinto. No hebraico original, os versos são acrósticos, com cada verso começando com uma letra sucessiva do alfabeto hebraico. No Livro de Lamentações, o profeta Jeremias entende que os babilônios foram o instrumento de Deus para trazer juízo sobre Jerusalém. Lamentações deixa claro que o pecado e rebelião foram as causas da ira de Deus sendo demonstrada. Lamentar é apropriado em um tempo de angústia, mas deve rapidamente dar entrada à contrição e arrependimento.

• Ezequiel

O livro de Ezequiel contém as visões e as profecias de Ezequiel, a quem o Senhor chamou para ministrar aos judeus cativos na Babilônia. Esse livro mostra que o Senhor está ciente de Seu povo onde quer que estejam. Ao estudar esse livro, os alunos podem aprender que Deus chama profetas como atalaias para alertar Seus filhos do perigo.

O livro de Ezequiel pode ser dividido em quatro seções:

Capítulos 1-24: profecias sobre a ruína de Jerusalém
Capítulos 25-32: profecias do juízo de Deus sobre as nações vizinhas
Capítulo 33: uma última chamada para o arrependimento de Israel
Capítulos 34-48: profecias sobre a futura restauração de Israel

• Daniel

O livro fala sobre um jovem, levado à força para a cidade da Babilônia para integrar-se à equipe diplomática do Império. Daniel teve muito êxito e esteve no topo da pirâmide organizacional da Babilônia, mesmo quando o Império sofreu sua derrocada.

Fonte:
https://www.gotquestions.org
http://www.vivendopelapalavra.com

Você Pode Gostar Também

0 comentários