Parábola: O Administrador Desonesto
- agosto 04, 2017
- Por: Lumet
- 0 Comentários
Uma das parábolas mais chocante, é a registrada em Lucas 16:1-13, o administrador desonesto, trata diretamente do nosso cenário atual, a corrupção.
O Administrador desonesto
Jesus disse aos seus discípulos: "O administrador de um homem rico foi acusado de estar desperdiçando os seus bens.
Então ele o chamou e lhe perguntou: ‘Que é isso que estou ouvindo a seu respeito? Preste contas da sua administração, porque você não pode continuar sendo o administrador’.
"O administrador disse a si mesmo: ‘Meu senhor está me despedindo. Que farei? Para cavar não tenho força, e tenho vergonha de mendigar...
Já sei o que vou fazer para que, quando perder o meu emprego aqui, as pessoas me recebam em suas casas’.
"Então chamou cada um dos devedores do seu senhor. Perguntou ao primeiro: ‘Quanto você deve ao meu senhor? ’
‘Cem potes de azeite’, respondeu ele. "O administrador lhe disse: ‘Tome a sua conta, sente-se depressa e escreva cinqüenta’.
"A seguir ele perguntou ao segundo: ‘E você, quanto deve? ’ ‘Cem tonéis de trigo’, respondeu ele. "Ele lhe disse: ‘Tome a sua conta e escreva oitenta’.
"O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz.
Lucas 16:1-8
O principal fator que atrai os olhos de muitos para essa parábola foi por conta de jesus ter elogiado o administrador desonesto ("O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz" (Lucas 16:8)), É obvio que Jesus não apoia desonestidade realizada de nenhuma forma mas ele observa como o mundo está melhor servido por seus servos, do que Cristo pelos dele, pois logo após ter recebido a noticia o administrador reúne todos os devedores, que por meio de interesse futuro (o lar de cada um),fez uso das oportunidades que tinha do seu senhor para lhe tirar vantagem. Por meio desta parábola Jesus nos ensina 3 principais conceitos para nossa vida:
• O Uso do Dinheiro
"Por isso, eu lhes digo: Usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas" (Lucas 16:9).
• Fidelidade
"Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?" (Lucas 16:10-12).
• Serviço
"Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará outro, ou se dedicará a um e desprezará outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro" (Lucas 16:13).
Ouça no canal:
0 comentários