Parábola: O Bom Samaritano


A parábola "O Bom Samaritano" teve origem da pergunta de um intérprete da lei que buscava testar Jesus: “Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?” (Lucas 10. 29).

O Bom Samaritano

E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

Lucas 10:30-36

Por meio desta parábola Jesus critica a falsa religiosidade daqueles que se dizem adoradores. A hipocrisia e a falsidade é um grande problema atualmente, mas podemos ver que não é algo que surgiu de agora, o sacerdote e o levita que deveriam exercitar o amor ao próximo ignoraram o tal homem mesmo tendo conhecimento da palavra de Deus. A partir do momento que o samaritano (Que tinha fama de odiado e indigno) surge na historia, vemos que foi o único que não virou as costas na hora de ajudar o próximo, já o sacerdote e o levita com sua fama de “santos”, podemos ver que não importa o que você é por fora e se exibe, na hora que você precisar ser testado tudo isso não vai ajudar em nada, pois a atitude do bom samaritano é a esperada por Jesus.

Ouça no canal:

Você Pode Gostar Também

0 comentários